Qual o preço do design?

Qual o preço do DESIGN?
Qual o preço do DESIGN? 

Como procurar um bom designer?

Criatividade e flexibilidade são qualidades essenciais para aquele que trabalha com design. Ele deve saber equilibrar funcionalidade e estética. Mas o designer é como outro profissional qualquer: dentista, mecânico, marceneiro… E quanto custa o seu trabalho? Qual o preço do design? Tudo é calculado por uma soma de tempo de execução, conhecimento e demais gastos, correto? Mas você já deve ter tido problema com uma obturação, uma falha mecânica no carro, ou um armário que não fechava as portas. Em todos os setores há bons e maus profissionais. Assim como também existem todos os tipos de preços. O que diferencia um de outro? A CONFIANÇA e CREDIBILIDADE.

Trabalho não é Hobby

Alguns clientes entram pela primeira vez em contato já com receio de pedir algum orçamento geralmente  dizendo: “tinha um rapaz que estava fazendo isso para mim mas ele sumiu e deixou o trabalho inacabado”. Infelizmente é uma “ferida” que fica e é prática comum entre amadores e maus profissionais que simplesmente DESISTEM do serviço. Muitos cobraram um valor muito abaixo do mercado e no final concluem que os clientes não merecem mais atenção. Nem sempre pagar barato é um bom negócio.

Talvez procurar uma empresa que possua CNPJ já possa ser um bom começo. Como empresa, há gastos com impostos, contabilidade e outras taxas. Poucos se aventurarão a reservar parte do que ganha apenas para emitir nota fiscal. Pode ser pouco mas já mostra o comprometimento e seriedade para com o cliente. Além de que grandes empresas sempre exigem a emissão de nota.

Erra quem pensa que o designer é um profissional de elite e cheio de glamour. Abstrair o que o cliente necessita e principalmente personalizar de modo coerente a peça que cria, são atividades complexas que são produzidas na proporção de 10% inspiração, 10% teoria e 80% de puro “suor”. A execução é tão importante quanto a criação, principalmente se respeitando prazos e deveres com o seu cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *